Institucional

Amor, paixão, ódio, raiva, guerras, superação, humor, tragédias. A vida e a morte. Temas universais que se fazem presentes em toda boa história. É assim desde as eras mais primitivas. É da essência humana contar histórias e se emocionar com elas. O cinema é herdeiro desta tradição que começou com o hábito de contar histórias ao redor das fogueiras ainda na Pré-História. E contar histórias é exatamente um dos objetivos do Educavídeo, dando oportunidade as crianças e adolescentes de expressarem-se por meio da chamada sétima arte. O Educavídeo incentiva os integrantes a produzirem filmes, capacitando-os em relação à parte técnica.

O Educavídeo iniciou como uma proposta experimental em 2011. A partir de 2012 tornou-se um projeto, aumentando gradativamente a participação de estudantes da rede municipal de ensino. Em 2016,o projeto transformou-se em programa através do decreto lei 097/2016 que dispôs sobre a criação do Programa Municipal de Escola de Cinema – Educavídeo no município de Gramado. Ao implementar o programa cria-se a possibilidade de, futuramente, criar uma Escola de Cinema com a formação de profissionais para atuar nesta indústria cultural.

 

JUSTIFICATIVA

Gramado sedia há 45 anos o Festival de Cinema. A cidade tornou-se ao longo dos anos uma referência na exibição da produção cinematográfica brasileira e também latino-americana. No entanto, mesmo com o fluxo de diretores, produtores, atores e demais envolvidos na área, Gramado não possuía nenhuma atividade, programa ou curso que incentivasse a produção de obras audiovisuais.  Desta forma, o Educavídeo insere-se como elemento importante para a difusão, a disseminação e o fomento de uma cultura de cinema e também da criação de polo de produção e profissionalização de cinema.

 

OBJETIVO GERAL

Fomentar a cultura de cinema em Gramado.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Produção de filmes pelos integrantes desde a concepção da ideia criativa até a edição;
  2. Conhecer a História do Cinema no mundo e no Brasil;
  3. Identificar as várias fases da História do Cinema;
  4. Reconhecer e contextualizar a importância do Festival de Cinema de Gramado para o desenvolvimento do cinema no país;
  5. Proporcionar uma formação cultural aos integrantes do programa mais ampla, trazendo as referências das obras clássicas do cinema, do cinema de vanguarda e do cinema experimental;
  6. Compreender o cinema como uma narrativa;
  7. Entender as diversas linguagens do cinema;
  8. Identificar as funções de cada membro da equipe de cinema e seu papel na produção cinematográfica;
  9. Apropriar-se do cinema como uma forma de expressão;
  10. Instrumentalizar e operacionalizar os equipamentos de gravação, iluminação e edição;
  11. Instrumentalizar os participantes em relação às técnicas de atuação;
  12. Socializar e integrar os jovens das mais diversas comunidades de Gramado;